Curiosidades

CURIOSIDADES

Depois de algumas refeições feitas em restaurantes, saímos com a impressão de que engolimos um boi inteiro. O estômago pesa bastante e causa um grande desconforto. Essas sensações podem ser resultado da adição de salitre aos alimentos.

Para quem não conhece, o salitre, também é conhecido como nitrato de potássio, é uma substância mineral extraída do solo. A maioria do salitre produzido nos dias atuais vem do deserto do Chile, lugar onde foi descoberto.

O salitre em estado natural é tóxico e é usado na produção de soja, foguetes e fogos de artifício, bombas e até em fertilizantes. Mas, depois de processado, e purificado quimicamente, ele é utilizado na indústria de alimentos para fabricação de embutidos. Nesse tipo de alimentos, ele evita a proliferação de bactérias causadoras do botulismo, doença que pode levar a morte.

Embora sirva para evitar o botulismo, o salitre pode causar outros danos à saúde. De acordo com pesquisas realizadas internacionalmente, a ingestão da substância em grande quantidade oferece risco de surgimento de câncer gástrico, efeitos nocivos à corrente sanguínea e até distúrbios em gestantes e bebês.

Para a nutricionista Helena Mangabeira, de São Paulo, o salitre dificilmente é usado de forma deliberada em bares e restaurantes. "É muito mais provável que a 'sensação de estufamento' ao comer em certos restaurantes seja causada pela quantidade de comida e a rapidez com a qual ela é ingerida, e não a presença dessa substância", afirma.

No Brasil, a Anvisa, órgão responsável pela vigilância sanitária, não faz qualquer consideração a respeito do salitre por restaurantes porque considera o uso da substância no país. A entidade apenas sugere que, caso haja desconfiança sobre o uso de salitre por algum estabelecimento, ele deve ser denunciado.

Comments are closed.